AC Rio Branco AL Maceió AM Manaus AP Macapá BA Salvador CE Fortaleza DF Brasília ES Vitória GO Goiânia MA São Luís MG Belo Horizonte MS Campo Grande MT Cuiabá PA Belém PB João Pessoa PE Recife PI Teresina PR Curitiba RJ Rio de Janeiro RN Natal RO Porto Velho RR Boa Vista RS Porto Alegre SC Florianópolis SE Aracajú SP São Paulo TO Palmas

Olá, seja bem-vindo aonosso site!

BLOG

AGENCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA PREVÊ QUE HAVERÁ NECESSIDADE DE MAIS PETRÓLEO EM 2019 E 2020

15 de Setembro, 2019

O mundo ainda vai precisar de muito petróleo. A previsão é da  Agência Internacional de Energia (AIE) que manteve suas projeções de alta para a demanda global de petróleo neste e no próximo ano. Para 2019, a expectativa é de um acréscimo de 1,1 milhão de barris por dia no consumo mundial e, para 2020, de 1,3 milhão de bpd. A decisão da instituição, que tem sede em Paris, de não alterar seu prognóstico se dá apesar de preocupações com a desaceleração do crescimento econômico global. Há uma avaliação de que a queda dos preços da commodity possa aumentar o interesse pelo petróleo. A estabilidade na projeção de alta de 1,1 milhão de bpd para este ano ocorre após três reduções registradas nos últimos quatro meses. Nessas ocasiões, pesaram os temores com a diminuição do ritmo da atividade global. “Para o segundo semestre deste ano, assumimos que não haverá deterioração adicional no clima econômico e nas disputas comerciais”, trouxe a entidade em seu relatório mensal, acrescentando que o crescimento da demanda por petróleo será significativamente maior, auxiliado pela diminuição dos preços em relação há um ano de cerca de 20%.

O documento informa que as tensões no Golfo Pérsico diminuíram nas últimas semanas e que as operações da indústria de petróleo parecem estar normais. A AIE também destacou que o principal evento político ocorrido desde o mês passado foi a nomeação como ministro da Energia do príncipe Abdulaziz bin Salman, na Arábia Saudita. A agência descreveu o novo ministro como “uma figura bem conhecida e experiente”. Especificamente sobre os números relacionados à demanda, a instituição explicou que, apesar de ter havido manutenção, os números de consumo de maio foram revisados em 135 mil bpd em comparação com o relatório passado. Os dados de junho mostraram crescimento muito baixo, conforme a entidade, mas os de julho revelaram uma imagem robusta.